domingo, 4 de agosto de 2013

E mais fórmulas (PGTO)

E as fórmulas continuam.... 


                    Sim, as fórmulas continua. A ferramenta mais utilizada no excel, na minha opnião é bastante difícil você construir uma planilha no excel sem o auxílio de fórmulas. Isso ocorre porque há sempre um interesse em deixar as planilhas trabalhando sozinhas, você apenas "orienta" e deixa que elas facam o servico por você. Devido a enorme quantidade de fórmulas e combinacao das mesmas, você não precisa e nuca vai precisar decorá-las como no vestibular, apenas saber onde achá-las e como combiná-las e o melhor ponto de partida está na aba Fórmulas do excel
                    Antes de comecar, algumas dicas e observacões importantes. Primeiro, cuidado ao digitar qualquer coisa em qualquer células em planilhas. Isso porque muitas vezes por mais que em uma célula esteja um valor, não significa que necessariamente esta digitado ESSE valor. Inclusive nos casos que as células estiverem "vazias", ou seja, sem mostrar nenhum valor. Observem no exemplo:


                 Nesse campo em destaque (retângulo vermelho) é onde vemos o que realmente está nas células, independente do valor ou texto que esteja aparecendo. Se você digitar em uma célula a palavra EXCEL, nesse campo destacado também aparecerá escrito EXCEL, mas a volta não vale: se na célula estiver escrito EXCEL, não significa que nesse campo estará a palavra EXCEL.


                       Note nas duas colunas que estão pintadas de lilas e rosa, não está aparecendo NADA nas células, mas se clicarmos em alguma dessas células, veremos que na verdade as células estão com informacão e esse vazio REPRESENTA de fato algo. Há uma fórmula para que caso outras células estejam vazias, estas também estarão. Mas com o preenchimento das colunas A, B, C, D, E, F, G esses valores vão aparecendo.

                       Então iremos para a barra de ferramentas em questão. Sem saber nada de excel, apenas lendo o que está escrito, faremos uma análise bem superficial para entender de maneira intuitiva como usar esses recursos. Conseguimos notar que em uma parte da barra de ferramentas, está diversas categorias de fórmulas que usamos rotineiramente:

                 Utilizando a categoria "financeira" já podemos encontrar funcões muito importantes, principalmente porque trabalha com dinheiro e todos nós deveríamos nos preocupar no mínimo com o nosso. E o que pensamos quando falamos em dinheiro? Quais contas nos surgem na mente? Juros de banco; negativo de cartão de crédito e quanto pagaremos por isso; se aplicarmos 100 reais quanto teremos em um ano?; cáluculos de financiamentos e por assim vai. Todas essas funcões estão dentro dessa categoria e ao clicar já conseguimos identificar do que se trata. Utilizaremos como exemplo a funcão PGTO. 

Uma lista bastante extensa aparece quando selecionamos a categoria, procurando um pouco achamos a funcão PGTO. Não sabe o que é a funcão PGTO? Tudo bem, não precisa, pois o excel conta pra você. Apenas deixando o mouse em cima da funcão já aparece uma intrucão sobre a mesma, que no caso: "Calcula o pagamento de um empréstimo com base em pagamentos e uma taxa de juro constante"

Exemplificando, se você pegar emprestado do banco R$ 5.000 para pagar em 12 meses com uma taxa de 5% a.m. qual o pagamento (PGTO) das parcelas mensais? As vezes, é um pouco difícil se habituar com as nomenclaturas do excel, mas isso apenas com o tempo, conforme for utilizando as formulas e tendo conhecimento do que você esta fazendo as coisas se encaixam e o resultado vai ficando cada dia melhor.


                       Usando o exemplo acima, como ficaria essa situacão? De maneira simplificada, a funcao pagamento resume-se a PGTO(taxa, nper, vp). Onde taxa é a taxa de juros utilizada, nper é o número de prestacoes assumidas e vp é valor presente, ou o valor do empréstimo. sendo assim, de maneira muito simples escreveremos =PGTO(0,05;12;5000) você saberá o valor das suas prestacoes mensais que você deverá efetuar pagamento. O resultado será negativo (porque vocë vai pagar, sairá dinheiro do seu bolso) que indica prestacões de R$ 564,13 mensais.



                       Espero que tenham gostado. Se quiserem explicacoes de outras funcoes, pecam que a postagem será feita. Essa lógica aplica-se a todas as categorias, funcoes e assim por diante, basta saber do que se trata e se habituar com as nomenclaturas. Curtam nossa fan page no facebook, sigam o blog, divulguem e aproveitem o conteúdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário