terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fórmula SE

                    Hoje continuaremos com uma funcão muito importante e utilizada: SE. Essa funcão consiste basicamente no que o nome mesmo sugere. Se eu ganhar na loteria compro um avião, caso contrário um fusca. Se eu tiver com fome eu janto, caso contrário não. Se a minha conta bancária tiver mais de R$1.000,00 eu invisto R$400,00 na poupanca, caso contrário apenas R$100,00. E assim por diante. Uma dica interessante é saber que caso você trabalhe com texto deverá utilizar aspas " ". 
                    Primeira parte é identificar onde está essa funcão, mostrada na figura abaixo. Vemos que faz parte da categoria de funcoes lógicas. Lembrando que não precisamos usar a funcão sempre por este caminho basta selecionar a célula que desejamos inserir a funcão e escrever =SE(............) e a funcao será inserida. Importante é que nesse caminho o excel conta para você o que faz a funcão, assim como na postagem anterior foi comentado (veja aqui).

"Verifica se uma condicão foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro falor se FALSO"

                    Isso significa que você colocará ordens do tipo: Se o conteúdo da célula X for maior que 10, então escreva CONFIRMADO, caso contrário escreva A VERIFICAR. Se a célula X tiver escrito OK então mostre o valor 2, caso contrário escreva NÃO ENCONTRADO. Se a célula X estiver vazia, deixe em branco, caso contrário escreva NOME. Darei alguns exemplos bastantes úteis da utilizaca dessa ferramenta, mas antes é importante saber que a fórmula tem a seguinte estrutura ao lado. Traduzindo para melhor compreensão de todos, ficará algo assim: =SE(condicao que voce quer testar; valor se essa condicao for verdade; valor caso contrario)
                    Iremos com alguns exemplos. Comecando com algo simples, suponha que por exemplo estamos trabalhando com um boletim escolar em uma escola que a média é 7,0. Como podemos fazer para que na frente de cada matéria indique a situacão do aluno (aprovado ou reprovado). A condicão que devemos testar é se a nota será menor que 7,0 então escrever reprovado, caso contrário escreve aprovado. Isso no excel fica como na figura abaixo:

                    Fácil, rápido e prático. Agora vai uma dica para deixar a planilha mais bonita visualmente. Se deixarmos algum campo nota em branco aparecerá uma indicacão de erro ou uma informacão incorreta, o que no meu ponto de vista não deixa a planilha com uma aparência bacana. Exemplo se todos os campos estiverem em branco, significa que na verdade não há uma nota mas aparecerá o aluno como reprovado, o que não é verdade visto que na verdade apenas não sabemos qual a nota que o aluno teve na disciplina. Podemos estender e deixar a planilha mais elaborada, dividindo por bimestres. E então fazemos a média primeiro e depois a verificacão. A funcão média é bastante simples, basta digitar =MÉDIA( e dai selecionar os dados que deseja calcular a média e apertar enter. Vejamos como fica.

                    Conforme alteramos as notas dos bimestres, os valores das respectivas médias são alterados e as palavras APROVADO e REPROVADO também. Para ver como deixar a planilha mais bonita, leia a postagem de formatacao condicional AQUI e veja o resultado que fica.

Curtiu as dicas? Então curta nossa fan page no facebook FAN PAGE e siga esse blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário